quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ofende mas não assassina o português!

 Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela falta de atualização injustificável desse blog. Mas não se preocupem, I'M BACK BABIES. Com um assunto que pra mim é bem polêmico: o livro acusado de aceitar erros de português, destinado aos cursos de jovens e adultos (supletivo). O livro aceita erros de concordância, como 'os livro' e outras ofensas a nossa língua. 
 Os que defendem reclamam da falta de contexto, - 'se você deixa fora de contexto realmente fica estranho, esquisito' disse Jorge Yunes, leia mais aqui -, ME DESCULPEM SENHORES,mas, para mim, independente do contexto, norma culta ou coloquial, isso é erro de português. 'A gente vamos', 'nós vai', falando com o presidente ou com o seu melhor amigo, continua sendo erro. Preconceito línguistico, a nova desculpa do governo para a péssima educação nas escolas brasileiras, principalmente as públicas.
 Quanto a mim, não, meu português não é perfeito ( tenho professores capazes de achar vários erros aqui. rs) não tenho pretensão de chegar à ABL e também não acho que a gente tenha que falar e escrever como parnasianos, longe disso. Mas, acho uma ofensa àqueles que se esforçam para, como eu,  aprender, melhorar e ensinar a nossa língua, que tudo isso seja aceito
 À mais ofendida de todas, a própria língua portuguesa, minhas sinceras desculpas, já que batemos constantemente em você. Em pensar que achei desnecessário o acordo ortográfico, - 2012 será realmente um ano cabalístico, as normas do acordo entram em vigor e muita gente, eu inclusive, ainda não aprendeu a usar todas elas -, mas perto disso, o acordo ortográfico foi apenas um tapinha de leve.
Para aguentar, só tomando muitos 'bons drink'

Um comentário:

  1. Você citou pontos importantes, não importa o quão informal seja a situação, 'OS menino' SEMPRE estará errado, e convenhamos, chega a soar estranho! Falo de modo muito informal, sou fã de neologismos, mas não dá para redigir uma dissertação, uma matéria, um livro ou falar com desconhecidos no trabalho assim. Como esperar que, depois de acostumados, mudem seus hábitos e passem a falar corretamente? NÃO FAZ SENTIDO!
    Adorei o texto, Pat, mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir